segunda-feira, 22 de junho de 2026

Encontro de Formação Continuada com Diáconos Permanentes e Esposas é Realizado em Alagoa Nova

No último sábado, 20 de junho, a Paróquia de Santa Ana, em Alagoa Nova, acolheu os diáconos permanentes e esposas para o encontro de formação continuada. A programação foi iniciada com a Santa missa presidida pelo Padre Flávio na Igreja Matriz, sendo acolhidos pelos diáconos Joatan Trindade e Carlos Miguel.  Durante sua pregação o Pe. Flávio enalteceu a importância dos tesouros que estamos colocando no coração, e quais tesouros estamos buscando. Concluiu citando: “Bendito seja Deus pelo dom da vida de cada um de nós, e pela missão confiada aos diáconos.”

O Diác. Marco Danillo (presidente da Comissão Diocesana) agradeceu em nome da Comunidade Diaconal ao Pároco, Pe. Flávio, e aos diáconos provisionados naquela paróquia pelo acolhimento e carinho, bem como todos os presentes e em particular os integrantes da Pastoral da Sobriedade que participaram da Santa Missa.

Seguindo a programação, todos os presentes se dirigiram ao Centro Pastoral para o café da manhã e momento formativo.

A 1ª formação foi conjunta com diáconos e esposas, tendo como temática central o envolvimento dos diáconos permanentes e suas famílias nas ações voltadas às famílias nas paróquias, e foi conduzida pelo Diác. Anchieta Araújo (Assessor Eclesiástico da Comissão Vida e Família), juntamente com sua esposa Regina, e o casal Raildo e Cida que integram a comissão. O Diác. Anchieta apresentou os diáconos Erick e Manassés que também integram a Comissão Vida e Família e destacou que todos são chamados a exercer a caridade, e as famílias precisam dessa caridade, não só na partilha material, mas sobretudo na escuta, no cuidado e na vivência do sacramento do matrimônio, e que ninguém melhor que os diáconos para essa formação dos casais juntos a Pastoral Familiar, nesse elo de ligação entre as famílias e seus párocos,  citando ainda: “Naturalmente, o diácono e a sua família já são integrados a Pastoral Familiar numa paróquia!”.

Algumas experiências familiares apresentadas, o movimento Bom Pastor, a importância do acompanhamento, a divisão dos setores da pastoral familiar, os desafios das famílias nos tempos atuais e aprofundamento dos dois documentos “Familares Consortio (Papa S. João Paulo II - 45 anos) e Amoris Laetitia (Papa Francisco -10 anos)” foram outros destaques do que foi desenvolvido na formação.

Em seguida, a 2ª formação sobre a Carta Encíclica do Papa Leão “Magnifica Humanitas” foi conduzida pelo Diác. Anderson Ramalho que discorreu sobre o documento em que a Magnifica humanidade criada por Deus encontra-se hoje perante uma escolha decisiva: Erguer uma nova torre de babel ou construir a cidade onde Deus é a humanidade habitam juntos. Ressaltou sobre o que cita o progresso tecnológico, entres eles a utilização da IA (avanços médicos, diagnósticos mais precisos, gestão de negócios …) e outros veículos, e que tudo é muito positivo quando “não está a favor do mal” como diz o Papa Leão XIV, reforçando ainda nos primeiros capítulos a Gaud Et Spes (Alegria e esperança), tendo o homem como centro da criação de Deus, e como amor de Deus.

Concluiu destacando que a tecnologia deve ampliar a dignidade humana, da necessidade e busca do diálogo, da doutrina social da Igreja, da importância daquilo que estamos construindo, e o grande perigo em transformar o homem num ser híbrido com a máquina, num conceito de transumanismo e pós-humanismo. O 1° documento da igreja que se preocupa não só com o hoje, mas com o amanhã, frisou o Diác. Anderson.

Em paralelo, as esposas se reuniram para trabalhar de forma reflexiva a experiência da identidade de cada uma, nas experiências e sentimentos individuais vivenciados.

O Diác. Marco Danillo agradeceu os facilitadores da formação e a presença de todos.

Ao término do dia de formação, foi oferecido pela Paróquia Santa Ana um almoço de confraternização.

Com informações e fotos: Diácono Marco Danillo